Após a significância do trabalho dos vulcões, nesta semana busquei novamente subsidio para os planejamentos com as crianças, sentamos na roda e conversamos sobre o que nós já estudamos até então, instiguei-lhes a perguntar e estive atenta às suas manifestações. Após esta atividade e o recorrer da semana observei que trago reflexos dos ensinamentos de Paulo Freire sobre a diologicidade, da importância da palavra e do diálogo. Que através dela somos transformadores, entendi que para usar ela é preciso que seja permitido o uso dela, a prática do diálogo da vazão ao saber.
É interessante retomar a estes momentos de reflexão da semana agora ao final do curso, pois posso perceber com mais maturidade a contribuição das interdisciplinas, notando que elas se manifestam espontaneamente e me trazendo a consciência do quão pertinentes foram estas aprendizagens pra minha vida profissional e pessoal.
Torna-se mais vivo o sentimento de comprometimento com os educandos e a comunidade escolar.
3 comentários:
Oi querida,
é de fundamental importância essa reflexão sobre a dialogicidade. Por isso te solicito que complemente a postagem com algum registro mais concreto da "contribuição das interdisciplinas". Além da ludicidade, que permeia toda a tua prática, que outras interdisciplinas foram importantes nesse momento de reflexão?
Seguimos dialogando, ok?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie
Nádie...
creio que todas tenham deixado alguma marca, mas na aplicação das aulas contei com Educação Especial, para atender algumas necessidades educacionais de uma aluna na qual eu não sabia como agir e aprendi a esperar o tempo da criança e explorar as atividades simples a favor da criança. Representação do Mundo pelos Estudos Sociais também foi extremamente importante pois eu não sabia como trabalhar assuntos históricos da nossa cidade e Estado na Semana Farroupilha, esta interdisciplina me apontou o caminho revelando que as crianças precisam entrar em contato com o passado para refletir sobre o presente, ou seja, precisam ver, tocar, conhecer objetos antigos para fazerem esta avaliação e reflexão para construirem suas aprendizagens. Artes Visuais também me instigou a explorar várias formas de arte, seja com pintura, colagem, reciclagem, enfim. Enquanto professora, recordei de Filosofia, onde o habito de refletir e analisar se o que vamos são como realmente pensamos ou poderá haver outra forma de percepção, ou seja, desenvolvi o habito de refletir antes de dar a minha opinião e considerá-la formada. Fato que as disciplinas de didática e avaliação deixam claras, pois para avaliar as crianças precisamos estar imparciais, atentos às mudanças mas sem julgamentos.
Oi Rita,
fiquei satisfeita com a tua complementação. Espero que tenhas identificado ao realizá-la que, de fato, estas informações adicionais qualificam a tua reflexão sobre o estágio.
Um grande beijo e um carinhoso abraço,
Profa. Nádie
Postar um comentário