quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

SEMANA 7

Estava difícil continuar a caminhada, mas finalmente encontrei uma maneira de prender a atenção das crianças. E a forma de fazer isso também foi interessante, pois não precisei mais falar alto e me exaltar para ser ouvida. Desenvolvi um quadro onde eles estão podendo observar suas atitudes diariamente. Considerando que a memória das crianças para determinados fatos é momentânea desenvolvi uma estratégia em que elas observam a cor que classifica sua postura diante da turma, considerando critérios como ser solidário, participativo, escutar quando a professora fala, não agredir verbal o fisicamente os colegas entre outros.
É a semana de teste do quadro, mas até então deu certo, elas começam a apresentar o desenvolvimento da autonomia moral através da postura positiva com a comunidade escolar e questionamentos sobre como por exemplo, de que forma podem me ajudar, se podem ajudar os colegas, se podem convidar alunos de outras salas para brincar, enfim, elas refletem e buscam melhorar a convivência em grupo. Enquanto professora, reafirma a idéia de que as crianças precisam ser ouvidas e receber ‘pequenas’ responsabilidades para que sintam-se parte importante do grupo, respeitando sempre a faixa etária, mas considerando-as sujeitos transformadores também.

2 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

está excelente a tua reflexão sobre a sétima semana. Todavia seria muito importante procurar dialogar com os autores que fundamentaram a tua proposta. Por exemplo, qual a teoria que fundamentou o "desenvolvimento da autonomia moral"?
Procure deixar isso mais evidente, ok?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

Rita Raupp disse...

Oi Nádie,
não me recordo e nem encontrei o texto exato em que li sobre o desenvolvimento moral, mas foi de Piaget e foi apresentado por uma das interdisciplinas de Educação sob o Enfoque da Psicologia, com a Profª Jaqueline Picetti. Este texto trazia a idéia de que as crianças de 5 anos em média, ainda não conseguem assimilar quando dita-se uma regra, que ela pode acatar mas por diversos motivos que não seja a compreensão. Segundo Piaget o desenvolvimento moral se dá em torno de 9 anos, quando as crianças começam a compreender porque precisam obedecer e porque existem regras. Com o auxílio do quadro percebi que elas mudaram a postura na sala de aula pois compreenderam porque recebiam certas punições, havia muito diáologo e reflexão para a aplicação da cor (pena). As crianças precisaram estar atentas às suas atitudes para agir de forma que não atrapalhasse a harmonia da turma. Por este motivo notei que esta turma fugiu da regra e que apresentaram maior autonomia pois sentiram-se capazes e respnsaveis pela turma, ao mesmo tempo em que desenvolviam-se individualmente, precisam estar atentos a sua contribuição para o bom relacionamento de todos, ou seja, são partes do grupo, da escola, da cidade entre outros, e precisam estar preparados para esta convivencia. Por este motivo citei desenvolvimento da autonomia moral.