Quanta responsabilidade tem um professor de EJA, diante de alunos com um histórico de vida muitas vezes carregados de dificuldades enfrentadas, considerando ainda todo o desgaste físico que o trabalho proporciona, as reprovações, a evasão, os adolescentes que freqüentam por obrigatoriedade, muitas vezes sem boas perspectivas de vida, entre tantas outras coisas.
Deve-se considerar a leitura de mundo que aluno já possui as dificuldades, e principalmente os interesses, a partir daí o educador deve buscar alfabetizar este jovem ou adulto, mas sem esquecer-se de trabalhar com os alunos porque é importante ler e escrever. Deve-se conscientizar o aluno que ele é responsável por seu conhecimento, cada um de nos desenvolve as aprendizagens através das experiências vividas.
Um comentário:
Rita!!
Considerar a bagagem do aluno na leitura do mundo e da palavra é muito importante.
Trabalhar com adultos requer outras práticas diferente das utilizadas com crianças. Se levar em consideração o conhecimento prévio da criança é importante, do adulto nem se fala, pois além de mostrarmos a eles que todo conhecimento é valido ainda estamos valorizando o que cada um traz em sua história de vida.
Abraços
Roberta
Postar um comentário