quinta-feira, 7 de outubro de 2010

SEMANA 1 - 13 A 18 DE SETEMBRO

busquei elaborar um projeto que pudesse dar sentido para as crianças sobre o motivo de toda a movimentação que a Semana Farroupilha causa no Estado, buscando explicitar a historia, a origem da Guerra Farroupilha, e o orgulho gaucho que preserva ate hoje.
Penso que eu não poderia apenas ‘despejar’ as tradições gaucha, orgulho gaúcho, mostrar acessórios, etc. sem que isso tivesse um porquê, sem que as crianças soubessem de onde vem o estimulo de cultivar a tradição gaucha.
Sem experiência busquei na interdisciplina Representação do Mundo pelos Estudos Sociais subsídio para aproximar o tema escolhido a realidade das crianças, onde entendei que a forma mais apropriada seria desequilibrar as hipóteses construídas por elas apresentando o passado e o presente, para que se fizesse possível estar em contato com as mudanças e permanências que seguem com o tempo, visitando
‘museus e obras arquitetônicas de diferentes épocas, proporcionar a observação de objetos antigos, que representam documentos escritos de outros tempos, fotografias, a fim de que se possa trabalhar com a idéia de mudança/permanência de uma forma mais concreta e evidente e fazer com que as hipóteses iniciais entrem em contradição, para, através do conflito que se instaura, constituir um outro patamar de entendimento.’(Maria Aparecida Bergamaschi)
Além de ter sido um temática que possibilita a formação de um pequeno cidadão, pois foi um planejamento aberto, que se flexibilizou aos imprevistos e as necessidades e curiosidades das crianças, que apresentou características de uma sociedade, ainda busquei responder a todos os questionamentos na medida em que surgiam, este planejamento deixou as crianças muito próximas da historia e puderam construir suas aprendizagens participando das aulas e percebendo o contexto histórico na qual estão inseridos. O trabalho desta semana ainda contemplou o contato com a arte, cultura de um povo, língua materna, estimula ao desenvolvimento da coordenação motora através da dança, e ainda poderia ter abrangido questões sobre meio ambiente partindo da pertinência dos animais na cultura gaucha, função, etc. e ainda matemática através da construção de um gráfico simples, que não se fizeram possíveis devido ao curto tempo disponível.

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Rita,
com certeza o desenvolvimento de um projeto relacionado ao tema citado se fez necessário e te possibilitou desenvolvê-lo devido ao contexto em que a escola está inserida e a programação que a mesma já tinha a seguir.
Penso que poderias citar aqui uma atividade desenvolvida e relatá-la como forma de melhor evidenciar tua reflexão, assim como algumas aprendizagens significativas construídas pelas crianças.
É importante também nos darmos conta, sei que já tem esta compreensão, de que nosso planejamento é flexível, muitas vezes não conseguimos realizá-lo em sua íntegra ou precisamos reorganizá-lo de maneira que possamos alcançar nossos objetivos com maior eficácia.
Seria importante que explicitasse o tema de teu projeto.
Abração e seguimos dialogando....