quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

SEMANA 9

Semana de encerramento do estágio, são inúmeros sentimentos juntos, mas a certeza de que dei o melhor de mim e de que certamente poderia ter sido melhor, mas que a experiência o conhecimento apenas teórico que eu possuía superaram minhas expectativas. Foi um desafio prazeroso.
Fazendo uma análise desde o início percebo minha evolução gradativamente, absorvendo todas as informações, dicas, conselhos, atividades e tudo que eu lia e conversava buscava tirar proveito para me aperfeiçoar na sala de aula.
Iniciei o estágio fundamentada na ludicidade e entendi que pra ensinar precisamos pesquisar, e como!
Me deparei muitas vezes relendo trechos de Pedagogia da Autonomia para poder compreender como agir e o que eu queria atingir com os planos propostos.
Nesta nona semana tivemos muitos momentos instigantes e significativos, através dos jogos proporcionei momentos prazerosos e de aprendizagem às crianças, elas me pediam trabalhinhos, mas não notavam o quanto evoluíram através dos jogos nestas 9 semanas. Um menino já escreve sozinho o nome de dois colegas. Uma menina que não apresentava interesse na escrita começou a questionar-me sobre as letras inicias dos objetos, diante destas evidencias de que vem aprendendo e querem ir além, outro fator importante se revelou, que foi a valorização da opinião e dos interesses dos alunos. Tivemos muitas trocas nesta semana, para fechar este período de aprendizagens para ambos.

3 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

depois dos registros iniciais que revelavam medo e insegurança é ótimo ler sobre os avanços, descobertas e conquistas, tanto tuas quanto dos alunos.
Meus parabéns pela perseverança e afinco com que te dedicastes a mais um desafio!
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

Rita Raupp disse...

Oi Nádie,

Obrigada. Ficou visível o meu crescimento durante este período, também percebi as mudanças quando me senti mais segura. Foi um desafio, mas muito prazeroso ao mesmo.
Um abraço,
Rita

Nadie Christina disse...

Bem Rita,

hoje realizei minha última visita ao teu Portfólio, deixando meus comentários finais nas complementações realizadas e aproveito para te desejar um Feliz Natal e um 2011 de muita paz, saúde e realizações.
Grande beijo,
Profa. Nádie